Cooperativa Educacional de Inema

agosto 15, 2016

Vamos começar este texto falando um pouco sobre o que é cooperativismo e, como isso funciona?

O cooperativismo surgiu no Brasil a partir da necessidade de determinados grupos de pessoas, sobretudo de profissionais autônomos, de sobreviverem economicamente em meio à adversidade de mercado no período colonial, caracterizando-se pela solidariedade, comunhão e ajuda mútua, as cooperativas evoluem para associações de diferentes gêneros.

Portanto, cooperativas são associações voluntárias de pessoas com objetivos e necessidades comuns nas diversas áreas como: econômica, social e cultural, que se diferenciam das outras empresas pelos princípios que as regem, como a gestão democrática; interrelação com a comunidade local; participação livre; rateio de custos e formação. Dessa forma há diferentes tipos de cooperativas, a exemplo da agropecuária, saúde, credito serviços e educacional, na qual se inclui a COPEDIN.

A COPEDIN – Cooperativa educacional de Inema foi fundada em 1992 quando surgiu a necessidade de uma escola com qualidade de ensino e preço justo que pudesse apoiar os filhos dos militares transferidos para Salvador, pois não havia no entorno da base naval uma instituição com essas características e, por ser localizada longe do centro da cidade. Sendo assim, conquistou o espaço e a edificação da COPEDIN sede que há 24 anos vem prestando um serviço de qualidade na área educacional. Ao longo do tempo as mudanças não foram apenas físicas, com ampliação e melhora da infraestrutura da escola, mas também ocorreu a sua abertura para a comunidade local, possibilitando uma educação de qualidade àqueles sem vínculo militar, além do incentivo à formação acadêmica e especializada de seus funcionários, visando à manutenção dessa qualidade de ensino.

Portanto, a intenção da nossa Cooperativa é cada vez mais melhorar a qualidade dos serviços prestados, por isso a importância da relação família/pais-escola, pois sabemos que com essa parceria haverá a formação de cidadãos conscientes para um futuro de sucesso. É também muito importante, a sua participação nas decisões da escola, no apoio aos eventos oferecidos e nas reuniões de pais e mestres, que ocorrem a cada unidade, exercitando assim, o seu direito de cooperativado, membro importante para a nossa cooperativa/nossa escola.

Texto: Aline – Profª de Geografia e Filosofia/Cooperativismo

Equipe COPEDIN

Educação: Responsabilidade da família ou da escola?Família e Escola a parceria que dá certo!